III - RECEITAS até 300/350


FRANGO EM SALSA BECHAMEL DE CURRY
Ingredientes/4Pessoas

·          Peito de frango (4 pedaços, cada 100 gr)
·          Azeite 100ml
·          Manteiga 50 g
·          Farinha 50 g
·          ½ L de leite magro
·          Curry em pó
·          Sal e pimenta q.b.

1.       Dourar o frango. Enrole e ate os peitos de frango e leve a alourar em azeite, numa caçarola. Ponha sal e pimenta, e ½ L de água a ferver. Tape e deixe ferver em lume brando.
2.       Fazer o bechamel. Deite a manteiga numa sertã e deixe derreter bem. Retire do fogo e junte a farinha pouco a pouco e sem parar de mexer. Acrescente o leite e remexa para não criar carocinhos.
Acrescente o sal e uma colher de sopa de curry e leve a ebulição. Quando estiver pronto, comprove o ponto de sal.
Por fim, deve cortar o frango em pedaços, coloque na travessa e regue com o bechamel.

SUGESTÃO: Sirva o frango com verduras variadas: brócolos, cenouras ou feijão verde, fino e pequeno e arroz (branco e solto).

Calorias: 315
Por porção.
Dificuldade: Fácil. Preparação: 10 minutos. Cozedura: 35 minutos.



BORREGO À ROMANA
Ingredientes/4 Pessoas

·          Costeletas de borrego (1kg)
·          Dentes de alho (3)
·          Anchovas (2)
·          Vinagre de vinho (1 colher de sopa)
·          Azeite de oliva
·          Sal e pimenta q.b.
·          Caldo de carne (1 copo/vinho)
·          Uns raminhos de alecrim

1.       Dourar a carne. Pele 2 dentes de alho e corte em lâminas. Ponha sal e pimenta nas costeletas. Numa sertã com azeite, em lume quente, aloure a carne, virando e por volta de 15 minutos. De vez em quando, junte um pouco de caldo de carne, para que não pegue.
2.       Pique as anchovas com alho. Limpe o alecrim (reserve um pouco para a decoração) e pique o resto com o alho pelado e as anchovas. Ponha de parte esta pasta e misture o vinagre. Retire a carne do forno e misture a cozedura da carne, na sertã, com a pasta de alho e deixe cozer 5 minutos.
3.       Decore com alecrim. Sirva a carne quente, regada com a pasta de alho e decore com os raminhos que ficaram reservados.

Sugestão: Pode substituir o alecrim por folhas de salsa ou coentros. Sirva com um puré de batata aromatizado com pimenta. Ou sirva apenas com uma salada.

Calorias: 300
Por porção.
Dificuldade: Fácil. Preparação e Cozedura: 30 minutos.



SALMÃO COM ERVAS
Ingredientes/4 Pessoas

. 4 Postas de salmão fresco (600 g)
. Um raminho de tomilho
. 2 Folhas de louro
. Um raminho de alecrim
. 2 Limões
. 2 Nabos de funcho
. Azeite de oliva

1º - Preparar o peixe e as ervas. Lave e seque bem o peixe. Pele os nabos de funcho e corte em quartos. Reservar. Aqueça a prancha e distribua as ervas aromáticas sobre ela.
2º - Cortar os limões em metades e exprimir três metades. Filtrar o sumo obtido. A metade do limão restante, deve cortá-lo em rodelas finas e reserve.
3º - Cozinhar o salmão. Disponha as rodelas de salmão sobre as ervas e junte o nabo de funcho. Regue com o azeite e o sumo de limão e assa na prancha durante 10-15 minutos, até alourar pelos dois lados. Antes de servir o peixe, banhe-o com o resto do sumo de limão. Sirva-o decorado com rodelas de limão reservadas e com os quartos de nabos de funcho.

Calorias: 315
Por porção.
Dificuldade: Fácil. Preparação: 15 minutos.



FILETE DOURADA DE LINGUADO
Ingredientes/4Pessoas

.4 Filetes de linguado congelado
. 2 ovos
. 50 g de farinha
. 150 g de pão ralado
. azeite de oliva
. sal e pimenta q.b.

1.       Limpar e lavar. Lave suavemente os quatro filetes de linguado por baixo da torneira em água fria. Secar com cuidado em papel absorvente.
2.       Passar pelo ovo. Bata bem os dois ovos. Tempere os filetes, passe primeiro pela farinha, logo pelo ovo e por último o pão ralado.
3.       Fritar os filetes. Esquente o azeite de oliva numa sertã grande e doure os filetes de linguado pelos dois lados. Coloque-os sobre um papel absorvente de cozinha para eliminar todo o excesso de gordura. Sirva imediatamente.

Sugestão: Sirva este prato acompanhado de uns tomates assados no forno ou com verduras de temporada.

Calorias: 320
Por porção.

Dificuldade: Fácil. Preparação: 20 minutos. Cozedura: 10 minutos.



SALADA DE BERINGELAS
Ingredientes/4Pessoas

4 beringelas
4 fatias de pão de forma sem côdea
30 g de manteiga
Azeite para fritar
Malagueta moída
Sal e pimenta
Manjericão fresco.

Para marinar:
3 colheres de chá de vinagre
20 ml de azeite
Malagueta moída
1 colher de chá de açúcar
1 dente de alho muito bem picado
1 colher de chá de ervas picadas (salsa, tomilho, manjericão)
Sal

» Preparar a marinada com o vinagre, o azeite, o sal, a malagueta, o açúcar, o alho e as ervas picadas. Reservar. Limpar e cortar ao alto as beringelas, eliminando as extremidades. Deitar sal e pimenta e fritar em azeite. Escorrer bem e passar para uma travessa. Regar com a marinada e deixar repousar durante 12 horas no frigorífico.
» Cortar as fatias de pão de forma em dois triângulos, untar com manteiga, polvilhar a malagueta e, depois, dourar no forno. Servir as beringelas acompanhadas com pão e manjericão. 

Calorias: 350. Por porção.
Preparação: 20 minutos.



LOMBO COM PIMENTA
Ingredientes/4Pessoas

500 g de lombo de porco
300 g de cogumelos
1 colher de chá de pimenta
1 ramo de alecrim
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 dente de alho
Sal e pimenta

» Pré aquecer o forno a 200ºC. Eliminar a gordura de exterior do lombo de porco e cortar em medalhões com 2cm de largura. A seguir, dispor sobre um tabuleiro de forno. Espalhar a pimenta e o alecrim sobre a carne.
» Limpar muito bem os cogumelos. Em seguida, colocar no tabuleiro onde foi disposta a carne. Depois, introduzir tudo no forno durante 5 minutos.
» Triturar o alho descascado e sem parte central com o azeite. Pincelar a carne com esta mistura e espalhar o resto sobre os cogumelos. Deitar sal. Introduzir novamente no forno e manter durante 10 minutos. Servir o lombo sobre um leito de cogumelos assados.

OUTRAS OPÇÕES DELICIOSAS:
» Cogumelos em molho: Levar a carne ao forno e, um pouco antes de servir, refogar os cogumelos cortados com alho e cebola numa frigideira. Juntar caldo de carne e deixar reduzir. Depois, juntar  a carne ao molho e manter 5 minutos em lume brando.
» Com ameixas: Demolhar 10 ameixas em dois copos com vinho de Porto 2 horas e cozer 5 minutos. Fazer cortes no lombo inteiro a cada 4 cm, pôr dentro uma ameixa e as que sobrarem por cima. Levar ao forno com papel de alumínio meia hora.

SUGESTÃO: misture meio copo de conhaque com um de água e regue a carne no forno.

Calorias: 350 Por porção.
Preparação: 30 minutos.



PATO COM SALSA DE AMENDOAS
Ingredientes/4Pessoas

200 g de feijão verde redondo
4 cebolinhas
3 tomates
1 peito de pato
4 colheres de azeite de oliva
250 g de iogurte magro natural
30 g de amêndoas peladas
1 raminho de tomilho
Pimenta negra recém moída
100 ml de caldo de frango
Sal q. b.

» Coza o feijão verde. Lave o feijão verde e coza em água com sal 12 minutos. Logo, escorra-o bem. Entretanto, limpe e lave as cebolinhas. Lave também os tomates e pele. Seque ambos.
» Ate o pato. Aqueça a metade do azeite numa sertã. Ate o peito de pato com fio de cozinha, ponha sal e pimenta e doure de ambos os lados uns 10 minutos. Retire e deixe arrefecer.
» Prepare a salsa. Pique as amêndoas e o tomilho. Misture com o iogurte, 2 colheres de água, uma pitada de sal e outra de pimenta. Bata bem até conseguir uma salsa emulsionada.
» Salteia a verdura. Aqueça o resto do azeite. Refogue as cebolinhas, o tomate e o feijão verde, levemente. Junte o caldo de franjo e coza durante 5 minutos.  Corte o pato em rodelas, sirva com a salsa de iogurte e as verduras.

Calorias: 370.
Por porção.
Dificuldade: Fácil. Preparação: 35 minutos. Cozedura: 30 minutos.



LULAS COM TOMATE E ARROZ BRANCO
Ingredientes/4Pessoas

750 g de aros de lulas – 200 g de cebola – 2 dentes de alho – 2 ramos de aipo – 1 dl de azeite – 1 dl de brandy – 500 g de tomate triturado – 1 pitada de açúcar – 1 pitada de orégãos – sal.

» Limpar os aros das lulas. Picar muito bem a cebola, o alho e o aipo. Refogar num pouco de azeite em lume brando. Incluir as lulas e manter durante 10 minutos.
» Adicionar o brandy à frigideira, manter alguns minutos e incorporar o tomate triturado, o sal e a pimenta a gosto. Cozer tudo até que o líquido do tomate se evapore e se obtenha um molho espesso.
» Juntar o açúcar e os orégãos ao molho de tomate, verificar o nível da sal e deixar cozer durante 5 minutos. Retirar do lume e servir com pão torrado ou arroz.

Calorias: 350 Por porção.
Preparação: 40 minutos.



BATATAS COM BECHAMEL
Ingredientes/4Pessoas

1 kg de batatas
1/2 l de leite magro
3 colheres de farinha
50 g de queijo ralado magro
1 colher pequena de manteiga light
1 pitada de noz moscada
Sal e pimenta

» Pôr as batatas numa panela com água fria e sal, ao lume. Quando começar a ferver deixe cozer 20 minutos, até que estejam tenras. Escorra, pele e corte em rodelas. Colocar numa travessa para ir ao forno.
» Preparar o bechamel. Doure a farinha com uma sertã com a manteiga quente, junte o leite fervendo pouco a pouco e sem deixar de remexer. Pôr sal e pimenta, noz moscada e cozer até que espesse.
Verta o bechamel por cima das batatas. Pulveriza com queijo ralado e gratina durante 15 minutos no forno previamente aquecido.

Calorias: 370.
Por porção.
Dificuldade: Fácil. Preparação: 15 minutos. Cozedura: 50 minutos.



PATO COM RECHEIO DE FINAS ERVAS
Ingredientes/4Pessoas

1 kg de peito de frango
4 colheres de finas ervas (salsa, albahaca, perifollo, e cebolinho)
2 colheres de azeite de oliva
2 chalotas
2 dl de vinho branco doce
½ l de caldo de ave
2 dl de nata light liquida
2 colheres de mostarda
Sal e pimenta



ARROZ SALTEADO
Ingredientes/4Pessoas

300 g de arroz
100 g de cogumelos
1 cebola
2 dentes de alho
½ rama de aipo
200 g de tomate
1 l de caldo de verduras
2 colheres de sopa de azeite de oliva virgem
1 copo de vinho branco
Sal

» Aqueça o azeite numa sertã e deite o aipo, a cebola, e os cogumelos, tudo bem limpo e corto. Salteie levemente sem deixar alourar. Pele os tomates, corte em pedacinhos e junte ao preparado na sertã e deixe ferver uns 5 minutos.
» Junte o arroz e refogue mais 5 minutos, remexendo constantemente para que não se pegue. Junte o vinho branco. Em seguida, aqueça o caldo de verduras e deite-o na sertã. Passados 20, 25 minutos, prove de sal e retire do fogo.
Sugestão: Em vez dos cogumelos, pode fazer este arroz com alcachofras, cortadas em lâminas.
Também fica muito bom, se ao retirar do fogo se juntar queijo ralado.

Calorias: 342.
Por porção
Dificuldade: Fácil. Preparação: 10 minutos. Cozedura: 30 minutos.



SALADA MORNA DE FRANGO
Ingredientes/4Pessoas

200 g de peito de frango
2 batatas
100 g de sortido de folhas de alface
1 abacate
Sumo de limão
Azeite virgem extra
Sal e pimenta

Para a vinagreta: 3 colheres de sopa de vinagre de framboesas, 9 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de pó de mostarda, 1 pimentão, sementes de sésamo.

» Cozer as batatas em bastante água salgada. Deixar arrefecer sobre um coador, descascar e cortar em rodelas com 1 cm. Lavar bem as folhas de alface, cortar e escorrer. Descascar o abacate, em cubos e regá-lo com sumo de limão.
» Dourar o peito de frango num pouco de azeite quente. Temperar a gosto. Retirar da frigideira, deixar amornar e fatiar para a salada.
» Aproveitar o que ficou na frigideira juntando vinagre de framboesas. Depois, verter no copo misturador com o azeite, a mostarda e o pimentão. Emulsionar com a varinha mágica. Montar as saladas nos pratos com as alfaces, as batatas, o abacate, o frango, a vinagreta de pimentão e as sementes de sésamo.

Calorias: 375
Por porção.
Preparação: 40 minutos.



FRITURA DE CHICARROS MARINADOS
Ingredientes/4Pessoas

800 g de filetes de chicharros
2 dentes de alho
Folhas de orégãos frescas
Sal e pimenta
Vinagre
Azeite para fritar
1 salada de escarola para acompanhar

» Tirar os restos das escamas dos chicharros e cortar em pedaços pequenos. Descascar os alhos, retirar a parte central e picar. Lavar e picar os orégãos.
» Pôr o peixe num pirex, adicionar os alhos, os orégãos, uma pitada de sal, pimenta e cobrir com vinagre. Tapar e deixar a marinar 6 horas.
» Escorrer os chicharros, passar por um pouco de farinha e fritar numa frigideira com bastante azeite quente. Escorrer sobre papel absorvente e servir, se desejar, com uma salada de escarola.

Calorias: 370.
Por porção.
Preparação: 30 minutos.



COSTELETAS DE PORCO COM MOLHO
Ingredientes/4Pessoas

1 kg de costeletas de porco
4 dentes de alho
1 limão
1 laranja
1 colher de sopa de orégãos
2 cravinhos
1 colher de chá de grãos de pimenta
1 colher de sopa de pimentão
1 colher de chá de canela
1 dl de vinagre
3 dl de água
3 colheres de sopa de sal
Azeite virgem

» Descascar e picar os alhos. Reservar. Lavar os citrinos e ralar a casca. Cortar ao meio e, a seguir, espremer o sumo.
» Pôr num recipiente grande os alhos, a raspa e o sumo dos citrinos, as especiarias, os orégãos, o vinagre e a água. Em seguida, adicionar as costeletas e misturar. Tapar e reservar 1 dia no frigorífico.
» Escorrer a carne e fritar em bastante azeite. Reservar numa caçarola de barro e cobrir com o restante azeite de fritura (conserva-se vários dias no frigorífico). Para servir as costeletas, tirar do azeite e aquecer durante alguns minutos. Servir com o molho de tomate, se desejar.

Calorias: 380.
Por porção.
Preparação: 60 minutos.



ROLOS DE ROSBIFE COM MOSTARDA
Ingredientes/4Pessoas

300 g de rosbife confeccionado e cortado fino
4 tortas de trigo mexicanas
1 cebola
100 g de maionese
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de mel
300 g de agrião
Espargos
» Cortar a cebola em cubos muito pequenos e reservar imersa em água fria. Misturar a maionese com a mostarda e o mel e adicionar a cebola bem escorrida.
» Tirar as tortas da embalagem, quatro se forem grandes e oito se forem pequenas. Polvilhar com água e aquecer numa grelha ou numa frigideira. A seguir, reservar tapado com um pano.
Pôr em cada torta 1 a 2 colheres de sopa de mistura de maionese, espalhar, dispor o rosbife no centro de cada torta e, em seguida, o agrião e os espargos por cima. Depois, enrolar e servir.

Calorias: 329.
Por porção.
Preparação: 20 minutos.



SANDUÍCHE CASEIRA DE FUMADOS
Ingredientes/4Pessoas

Para a massa: 70 g de farinha, 3 claras, 3 gemas, 1 colher de sopa de endro picado.
Para o Guacamole: 2 abacates, 1 cebola, 1 tomate, sal e pimenta, 1 cálice de sumo de limão, 1 dl de maionese, 150 g de salmão fumado.

» Pré aquecer o forno a 180ºC e separar as claras das gemas. Bater as gemas com o endro picado, temperar e misturar com as claras batidas em castelo. Adicionar a farinha, envolvendo. Verter a massa para um pirex forrado com papel vegetal, espalhar com uma espátula e levar ao forno por 6 minutos. Tirar a base de pão, deixar arrefecer e cortar em quatro porções iguais.
» Para fazer o guacamole, lavar, descascar e cortar as verduras em cubos pequenos. Misturar bem num recipiente até obter uma massa suave. Temperar a gosto e regar com o sumo de limão.
» Para fazer as sanduíches, pôr uma porção de pão, uma camada de guacamole, outra de maionese e o salmão. Cobrir com outra base de pão, repetir a referida operação e dividir em 4 unidades. Decorar com salmão fumado e folhas de endro. Servir.

Calorias: 350.
Por porção.
Preparação: 15 minutos.



COCTAIL DE FRANGO E FRUTA
Ingredientes/4Pessoas

300 g de peito de frango
50 ml de azeite virgem extra
50 ml de sumo de limão
2 pêssegos em calda
½ cebola
75 g de maionese light
100 g de alfaces variadas
8 tomates cereja
Sal e pimenta

1.       Pré aquecer o forno a 200ºC. Pôr os filetes de frango num pirex, temperar com sal e pimenta, juntar o sumo de limão e regar com o azeite. Assar o frango no forno durante 20 minutos. Retirar e deixar arrefecer. Cortar e reservar.
2.       Escorrer bem o pêssego e picar. Descascar e picar a cebola e o frango. Misturar a cebola com o pêssego e a maionese. Reservar no frigorífico até ao momento da sua utilização.
3.       Lavar e escorrer bem as folhas de alface. Lavar os tomates cereja e cortar ao meio. Servir a salada de frango sobre uma base de alfaces e decorar co os tomates cereja.

Calorias: 350.
Por porção.
Preparação: 25 minutos.



TORTILHA DE BATATA AO VAPOR
Ingredientes/4Pessoas

700 g de batatas
4 ovos
Sal e pimenta
Verduras para acompanhar
3 colheres de sopa de azeite virgem

» Pôr ao lume uma panela com bastante água e uma pitada de sal para cozer ao vapor. Depois, descascar e laminar muito bem as batatas. Dispô-las sobre o cesto de cozer ao vapor e manter até que fiquem bastante tenras. Retirar o cesto com as batatas e temperar a gosto.
» Bater os ovos, temperar a gosto e, em seguida, misturar com as batatas.
» Colocar ao lume uma frigideira antiaderente e incorporar o azeite. Quando estiver quente virar a mistura para fazer a tortilha. Esperar durante 5 minutos e virar com a ajuda de um prato. Manter 5 minutos ao lume e, por fim, retirar. Servir quente.

Calorias: 233.
Por porção.
Preparação: 20 minutos.



CAÇAROLA DE OVOS, COGUMELOS E GAMBAS
Ingredientes/4Pessoas

4 ovos grandes e frescos
200 g de gambas congeladas
2 colheres de sopa de azeitonas recheadas de pimento
2 tomates maduros
1 cebola média
100 ml de vinho tinto
5 ml de vinho branco
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa salsa picada
2 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta

» Pré aquecer o forno a 160ºC. Aquecer 1 colher de sopa de manteiga e refogar as gambas com casca. Depois de cozerem 5 minutos, tirar a casca e passar as cabeças pelo passe vite. Reservar o liquido.
» Aquecer as 2 colheres de sopa de azeite e fritar a cebola picada e os cogumelos. Juntar o alho e a salsa picados. Regar o refogado com o líquido das cabeças das gambas, mexer e regar com o vinho tinto. Adicionar as gambas e as azeitonas em rodelas finas, temperar e reduzir 10 minutos. Retirar do lume.
Untar as caçarolas com a manteiga restante, repartir os 4 ovos. Dispor o marisco à volta e introduzir no forno 5 minutos, até a clara ficar sólida.

Calorias: 243
Por porção.
Preparação: 40 minutos.









 























ROLOS DE ROSBIFE COM MOSTARDA



SANDUÍCHE CASEIRA DE FUMADOS



COCKTAIL DE FRANGO E FRUTA



LOMBO DE PIMENTA



ÀSPIC DE TAMBORIL E TOMATE